A Camocim possui laboratório próprio e faz testes do café verde, torrado e moído, para garantia e controle da qualidade do café. Medidores avaliam a doçura, torra e outros elementos, a fim de garantir a pureza e o sabor do café que chega ao público.

Nosso maquinário de seleção de café elimina qualquer grão com defeito de formato, cor, estragado e quebrado. Todo o processo é feito para não permitir a fermentação ruim dos grãos, eliminando o risco de existência de bactérias que possam contaminar o lote.

Todos os cafés comercializados pela camocim possuem 100% de puro café, sem impurezas ou aditivos químicos. É um café puro, de altíssima qualidade, que preza pela saúde dos seus consumidores.

Pesquisas mostram que as grandes marcas do mercado nacional apresentam mais de 2% de contaminação (limite superior ao 1% permitido pela legislação brasileira). Como noticiado nos grandes veículos da imprensa, esses produtos podem conter pelo de rato, insetos e resíduos de sujeira.

A contaminação acontece normalmente na armazenagem e no processo de industrialização, e não na plantação.

Certificados e Premiações

Existem 5 graders que analisam, classificam e dão nota para o café. É um sistema semelhante à análise e classificação de vinhos.

Trata-se de um procedimento com muito critério técnico, com pontuação de zero a 100. Todos os cafés da Camocim têm nota superior a 80 pontos e já foram várias vezes premiados como o melhor café do país.

No Brasil, a BSCA possui provadores certificados que analisam, classificam e definem o grau de qualidade dos cafés brasileiros. Além disso, a BSCA promove campeonatos, palestras educativas e gera certificados de qualidade para o café brasileiro analisado. Camocim é membro da BSCA há mais de 10 anos.

Presente em mais de 50 países, os produtos biodinâmicos são uniformemente comercializados sob a marca Deméter, que garante que foi produzido respeitando as características culturais, legais econômicas e ecológicas do meio ambiente.